terça-feira, 14 de maio de 2013

O ponto de partida de Scolari


Saiu nesta terça a lista de convocados para a disputa da Copa das Confederações, competição preparatória para o Mundial de 2014.

Muito se falou que a dúvida de Felipão girava em torno de Kaká ou Ronaldinho, em qual dos dois o comandante levaria – até por uma declaração do próprio, dizendo que só havia espaço pra um dos dois. O fato é que na hora H, o treinador brasileiro não levou nenhum, nem outro.

Confira abaixo, a lista de Luiz Felipe Scolari, e uma breve analise dos convocados – e dos não convocados também:

GOLEIROS: Julio Cesar (Queens Park Rangers), Diego Cavalieri (Fluminense), Jefferson (Botafogo).

LATERAIS: Daniel Alves (Barcelona), Jean (Fluminense), Marcelo (Real Madrid), Filipe Luis (Atlético Madrid).

ZAGUEIROS: Thiago Silva (Paris Saint Germain), David Luiz (Chelsea), Dante (Bayern Munique), Rever (Atlético/MG).

VOLANTES: Fernando (Grêmio), Luiz Gustavo (Bayern Munique), Paulinho (Corinthians), Hernanes (Lazio).

MEIAS: Oscar (Chelsea), Lucas (Paris Saint Germain), Jadson (São Paulo), Bernard (Atlético/MG).

ATACANTES: Neymar (Santos), Fred (Fluminense), Hulk (Zenit), Leandro Damião (Internacional).

No gol, Scolari foi perfeito. Até porque o Brasil está muito bem servido na posição, a ponto de deixar jogadores do quilate de Cássio e Diego Alves de fora. As laterais também estão bem servidas, embora, Rafael do Manchester United, era um nome que me agradava até pra ser titular, uma vez que vem de temporada bem superior a de Daniel Alves.

Outra posição em que Felipão acertou a mão foi a zaga. Quatro beques de primeira linha, com potencial para serem titulares. Já entre os volantes, Ralf joga em alto nível a um bom tempo e não foi lembrado. Talvez caberia o corinthiano na vaga de Luiz Gustavo, embora o jogador do Bayern também seja excelente na cabeça da área.

Entre os meias, Oscar e Lucas eram nomes certos. Bernard apareceu como ótima novidade. E o grande absurdo da lista, a ausência de Ronaldinho Gaúcho. Não pela convocação de Jadson, que atravessa bom momento com a camisa do São Paulo, mas sim pelo próprio dentuço. O camisa 10 do Atlético/MG vive a melhor fase de sua carreira desde os áureos tempos de Barcelona e deveria estar entre os vinte e três. Kaká, apesar de ter enorme talento, não joga no Real Madrid, não tem uma sequência de jogos e com isso seu ritmo é comprometido, portanto, sua ausência é justificável.

Neymar e Fred eram presenças mais que garantidas entre os nomes que iriam compor a linha de frente verde e amarela. Os outros dois nomes é que são questionáveis. Hulk não me agrada e poderia ser facilmente trocado por Osvaldo, que é o grande jogador do São Paulo. Ou até por Ronaldinho, mantendo Jadson no grupo. Leandro Damião não foi bem nos testes que fez contra Bolívia e Chile, mas, é compreensível sua presença por ser um camisa nove de oficio, para ter um reserva nos mesmos moldes de Fred, uma vez que o artilheiro tricolor se machuca em demasia, assim como Alexandre Pato, que pode ter ficado fora em função de sua parte física. Porém, se seleção é momento, o nome de Jô deveria ser visto com mais carinho por Felipão.

Como se pode ver, somente uns três ou quatro nomes são contestáveis. No mais, Felipão levou mesmo o que há de melhor no futebol brasileiro. Agora é ver o trabalho dentro da competição, com tempo para treinar e corrigir falhas. Aproveitar o último grande teste antes do Mundial é o ponto de partida para se fazer uma grande Copa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário