quinta-feira, 26 de maio de 2011

Prévia - Barcelona x Manchester United

uclfinal3

Conquistar duas taças da Champions League em um período de apenas três anos. Essa é a missão do Barcelona na grande decisão do torneio continental, no sábado em Wembley, diante do Manchester United, mesmo rival de dois anos atrás, em Roma.

Para alcançar tal feito, a equipe blaugrana tem no seu estilo de jogo, único e incomparável, o seu grande trunfo. A manutenção da posse da bola, as trocas de passes curtos e longos, velocidade nas transições ofensivas, tabelas, enfim, apesar de um onze inicial e sistema tático imutável, são muitas as variações de jogo do time catalão.

Mesmo com tamanho arsenal de jogo coletivo, o talento individual do time de Pep Guardiola também fala alto. Especialmente de um jogador: Lionel Messi. Diante de um adversário tão duro e a perspectiva de equilíbrio no duelo, a imprevisibilidade do argentino pode ser o diferencial a favor dos culés.

A única dúvida no Barça é com relação à presença ou não de Eric Abidal. O lateral francês voltou aos gramados na segunda partida das semifinais, contra o Real Madrid, e desde então vem sendo utilizado por Guardiola, no entanto, ainda não atuou durante os noventa minutos em uma partida desde o seu retorno e seu ritmo de jogo ainda é suspeito.

Barça 01 Opção 1: Com Abidal na lateral e Puyol na zaga. Presença do francês pode trazer mais segurança nas bolas aereas.

Caso o camisa 22 não entre jogando, o mais provável é que Guardiola desloque Puyol para atuar na lateral esquerda e escale Mascherano no miolo de zaga ao lado de Piqué, como nos duelos contra os rivais merengues.

Barça 02 Opção 2: Com Mascherano no miolo de zaga e Puyol na lateral esquerda. Argentino não comprometeu quando atuou improvisado.

Apesar de Mascherano ter se saído bem melhor que o esperado atuando improvisado como zagueiro, a verdade é que o entrosamento da zaga com Abidal é melhor, garantindo assim uma maior segurança à meta de Valdés, além do combate à forte bola aérea inglesa, onde o francês também pode ser fundamental.

Do outro lado, um time que se não joga um futebol tão vistoso e lúdico como o dos catalães, é sem sombra de dúvidas o mais sólido e competitivo da Europa. Um time que chega à sua terceira decisão continental em quatro temporadas e tem a capacidade de se reinventar sem perder a força e a vontade de ganhar.

Sir Alex Ferguson é o grande responsável por essa impressionante mentalidade vencedora do United, que começou a ser imposta no inicio dos anos 90, quando o treinador escocês faturou o primeiro de seus 27 títulos comandando os Diabos. E é essa obsessão por vitórias e conquistas que empurra os ingleses para essa final.uclfinal6

Com um elenco cheio de opções e um onze inicial ‘rotativo’, é grande a expectativa pela equipe que entrará jogando em Wembley. As dúvidas começam na lateral direita, onde Ferguson tem três alternativas: A primeira é a manutenção de Fábio – lateral esquerdo de origem – na função que o camisa 20 vem desempenhando muito bem. As outras duas possibilidades ficam por conta do retorno de Rafael ou ainda da escalação de O’Shea, que apesar de ser mais marcador que os brasileiros, é mais lento e pode ser um problema no embate individual com os rápidos pontas blaugranas.

Na meia cancha, mais disputa por vagas. Giggs, que teve ótimo desempenho na reta final da UCL atuando na faixa central do 4-4-1-1, vive momento conturbado fora de campo e pode dar lugar a Fletcher. No flanco direito, a briga fica por conta de Nani e Valencia. O português é o líder de assistências e o jogador que mais finaliza do time na temporada, enquanto o equatoriano retornou muito bem de lesão e chegou a ser titular em diversas oportunidades.

manutd 01 Opção 1: Formação esperada por esse blogueiro. 4-4-1-1 ‘ortodoxo’, com Giggs na faixa central e Nani como winger pela direita.

manutd 02 Opção 2: Com Fletcher e Valencia nas vagas de Giggs e Nani. Assim, um time mais ‘encorpado’ e mais marcador, porém, menos criativo.

Outra alternativa que tem Ferguson é a escalação de uma trinca de volantes, no intuito de barrar os três baixinhos do Barcelona – Xavi, Iniesta e Messi. Esse ‘trivote’ a frente da zaga já fora utilizado por José Mourinho contra o próprio Barça e levou enormes dificuldades ao time catalão. Para isso, o técnico vermelho sacrificaria Chicharito Hernandez, uma de suas melhores armas ofensivas.

manutd 03 Opção 3: Um 4-3-2-1 com ‘trivote’ à frente da zaga. Alternativa sacrifica Chicharito, mas reforça a marcação ao trio criativo catalão.

São muitas as variantes para o time de Sir Alex, e apenas uma certeza, da presença de quatro de seus principais jogadores: Van Der Sar, que faz o último jogo de sua já gloriosa carreira, mirando a terceira taça européia; Ferdinand e Vidic, os pilares de uma defesa consistente e que juntos formam a melhor dupla de zaga do planeta (na opinião desse blogueiro); e Rooney, que cresceu sistematicamente na reta final da temporada e voltou a ser decisivo em favor do time de Old Trafford.

Barcelona vs Man Utd Equipes distribuidas: Barça no 4-3-3 de sempre e United no 4-4-1-1 britânico da reta final de temporada.

A expectativa é de um duelo equilibrado, entre um time que não abre mão de sua filosofia do futebol ‘romântico’ contra um outro, determinado a vencer de qualquer maneira, duas escolas diferentes e vencedoras. Sem favoritos e sem prognósticos, apenas a esperança por um mais um grande jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário