sexta-feira, 20 de maio de 2011

As 25 Melhores contratações da temporada européia

Inspirado em post no blog do amigo Leonardo Bertozzi que cita as 25 piores contratações da temporada, esse que escreve decidiu citar as 25 melhores. Aqueles jogadores que chegaram no começo ou no meio da temporada que se encerra e foram decisivos para os objetivos de suas equipes, seja visando título, vagas em competições européias ou até mesmo, se livrar do rebaixamento.

25) Alessandro Matri (Juventus)

Na busca incessante da Juventus por um camisa 9, Matri foi uma das apostas. O goleador chegou em janeiro, cedido por empréstimo pelo Cagliari, e em apenas 15 jogos disputados anotou 8 tentos, sendo o vice-artilheiro da Vecchia na Serie A do Calcio.

24) Javier Mascherano (Barcelona)

Chegou sob muita desconfiança ao Camp Nou, pelo seu estilo de jogo duro e o alto valor nele investido. Aos poucos, ‘El Jefecito’ foi se adaptando a filosofia de jogo culé e na reta final da temporada foi de suma importância para o técnico Pep Guardiola devido as diversas lesões que afetaram seu grupo.

23) Nikola Zigic (Birmingham City)

O grandalhão chegou do Valência e foi crucial aos azuis na conquista da Copa da Liga Inglesa, onde foi artilheiro da equipe e inclusive anotou um dos gols da vitória por 2 a 1 sobre o Arsenal – o Birmingham não ganhava um título desde 1962/1963. Na Premier League, o time ainda luta para não ser rebaixado, caso se salve, deve também aos gols do sérvio.

22) Milos Krasic (Juventus)

A temporada da Vecchia foi pífia, é fato, mas não fosse pelas boas participações do meia sérvio, poderia ter sido ainda pior. Apesar de não ter participado da pré-temporada e ter começado com a condição física abaixo dos companheiros, Krasic conseguiu anotar seis gols e dar outras seis assistências, e se tornar uma das esperanças dos juventinos para a próxima época.

21) Kevin Prince Boateng (Milan)

Emprestado pelo Genoa, não empolgou no inicio. No entanto, com o decorrer da temporada, se tornou peça fundamental no time de Allegri. Seja como ‘carrilero’ ou como ‘trequartista’, o ganês ganhou a confiança do treinador e não saiu mais do time.

20) Mesut Özil (Real Madrid)

O jovem meia alemão chegou ao gigante espanhol respaldado pela ótima participação na Copa do Mundo, e com a ausência de Kaká por lesão, assumiu a vaga de articulador central no 4-2-3-1 de Mourinho e correspondeu a altura, sendo o segundo maior assistente da Liga, com 16 passes para gol.

19) Luiz Suarez (Liverpool)

Chegou na janela de janeiro e logo justificou o alto investimento feito pelos Reds. O uruguaio comandou a arrancada que tirou o Liverpool do ostracismo na tabela e levou os Reds até a sonharem com vaga em competição européia. É esperança para a próxima temporada, quando inicia junto com o time.

18) David Silva (Manchester City)

O maior assistente do time na Premier League, com 7 passes para gols, o espanhol foi um dos responsáveis pela boa campanha que leva os Citizens de volta a UEFA Champions League, além da conquista da FA Cup. Ainda pode render mais, especialmente se levado em conta o valor de 35 milhões de euros nele investidos.

17) Ramires (Chelsea)

Demorou um certo tempo até se adaptar ao forte futebol inglês e chegou a falhar em suas primeiras aparições. Depois de adaptado, ganhou a confiança do técnico Carlo Ancellotti e vaga cativa no time titular, hoje, independente da formação que o treinador italiano mande a campo, o brasileiro estará nos onze iniciais.

16) Sami Khedira (Real Madrid)

Outro que chegou aos Merengues respaldado pela boa Copa do Mundo. Formou uma dupla de volantes excepcional com Xabi Alonso, dois exímios desarmadores e armadores que fazem fluir o jogo do time de José Mourinho.

15) Shinji Kagawa (Borussia Dortmund)

Apesar da lesão que o afastou de metade da temporada, enquanto pôde estar em campo, o jovem japonês foi fundamental no time campeão alemão. Mesmo com apenas meia temporada jogada, o cerebral meia nipônico foi o vice artilheiro da equipe na Bundesliga, com 8 gols – empatado com Lewandowski e Grosskreutz.

14) Raul Meireles (Liverpool)

Com a lesão do capitão Steven Gerrard, o português se tornou a engrenagem do time, responsável por carregar a bola da defesa para o ataque e o fez com maestria. Expectativa pela boa dupla que os dois podem formar na próxima temporada.

13) Ricardo Carvalho (Real Madrid)

Reeditou no clube a dupla que faz com Pepe na seleção portuguesa, e juntos, formaram uma dupla e tanto. Seguro no combate individual, firme na bola aérea e experiente, trouxe muita segurança ao gol madridista.

12) Rafael Van Der Vaart (Tottenham Hotspurs)

Chegou como a grande contratação do clube para a disputa da UEFA Champions League e não decepcionou. Apesar de todas as atenções estarem voltadas para Bale, o holandês foi artilheiro e maior assistente do time na Premier League e o cérebro do time que fez boa campanha na competição continental.

11) Angel Di Maria (Real Madrid)

Veloz e ‘ensaboado’, o argentino funciona como a flecha do time de José Mourinho. Jogando pela extrema direita, infernizou defesas na Liga espanhola e foi um dos grandes destaques no time merengue na temporada. Como se não bastasse, deu o passe para o gol de Cristiano Ronaldo que garantiu o título da Copa do Rey para os galácticos.

10) Robinho (Milan)

Esqueceu o sonho de ser melhor do mundo e chegou ao Milan ciente da sua posição de coadjuvante, e foi assim, que fez sua melhor temporada na Europa. Artilheiro do time na Serie A do Calcio, o brasileiro deixou de jogar para si e se sacrificou pelo grupo, atuando inclusive em outra função, como trequartista por exemplo.

9) Raul Gonzalez (Schalke 04)

Os azuis reais fizeram campanha patética na Bundesliga, em contrapartida, foram muito além do esperado na Champions League, e se alguém pode ser apontado como o responsável pela excelente campanha do Schalke na competição continental é Raul, o “Sr. Champions”.

8) Yayá Touré (Manchester City)

Ótimo volante, foi sacrificado pelo técnico Roberto Mancini, que o utilizou como meia central no 4-2-3-1 dos Sky Blues. Mesmo sem jogar na sua o marfinense conseguiu se destacar, ajudando na marcação e chegando a frente para concluir. Foi dele os gols que deram o título da FA Cup ao City, primeiro contra o rival United na semi e depois na decisão contra o Stoke.

7) Hernanes (Lazio)

Foi o cérebro do time que faz boa campanha no Calcio e ainda luta pela vaga na próxima edição da Champions League. Artilheiro do time no campeonato italiano, fez das bolas paradas seu ponto forte, seja cobrando direto ou lançando na área.

6) ‘Chicharito’ Hernandez (Manchester United)

Começou a temporada na reserva de Berbatov, mas aos poucos foi ganhando seu espaço e hoje é titular incontestável no time de Alex Ferguson. Aliando velocidade ao bom posicionamento e faro de gol como poucos, o letal mexicano é um dos destaques dos Diabos e artilheiro do time na Champions.

5) David Villa (Barcelona)

Apesar de contestado, Villa fez sim uma ótima primeira temporada com a camisa blaugrana. Se adaptou rápido ao estilo de jogo da equipe e partindo do lado do campo para dentro em velocidade, surge como válvula de escape para os passes de Xavi e Iniesta. É o vice-artilheiro na temporada – atras apenas de Messi.

4) Julio Baptista (Málaga)

Chegou em dezembro para ser o salvador da pátria que livraria o time do rebaixamento na liga das estrelas e correspondeu com as expectativas. Com nove gols em apenas onze jogos, tirou o time da lanterna e colocou em uma digna nona colocação.

3) José Mourinho (Real Madrid)

O grande reforço dos merengues para a temporada não foi nenhum jogador e sim um astro para o banco de reservas. Mourinho organizou e deu confiança ao time, que conseguiu passar das oitavas de final da Champions, o que não fazia há seis temporadas, além de conquistar a Copa do Rey. Como o próprio “Special One” diz que suas segundas temporadas são sempre melhores que as primeiras, a esperança da torcida madridista é grande para 2011/2012.

2) Zlatan Ibrahimovic (Milan)

A chegada do sueco, tri campeão italiano pela rival Inter, deu confiança de sobra para o grupo milanista. Além da confiança, Ibra foi decisivo para o time durante a campanha que terminou com o Scudetto, anotando 14 gols e dando outras 12 assistências, participando de 40% dos gols rossoneros. Só precisa melhorar no aspecto disciplinar, para poder ajudar o time em mais oportunidades.

1) Edinson Cavani (Napoli)

Seu entrosamento com o time é tanto que nem parece que chegou no inicio da temporada. Arrasador, anotou 26 tentos que garantiram o time de San Paolo entre os três primeiros colocados, de volta à Champions League depois de 20 anos. Na opinião desse que escreve, foi disparado o melhor jogador da Serie A do Calcio na temporada e justificou com sobras os 16 milhões de euros nele investidos.

Um comentário:

  1. Bacana a análise das contratações. Passo sempre aqui pelo seu blog. Obrigado também por comentar lá no Blog Drible de Corpo.

    Abraço,
    Marcos Paulo Lima

    ResponderExcluir